quinta-feira, 6 de agosto de 2009

De volta às aulas!

"Sou Psicóloga, formada pela FUMEC desde 2007. Por um período, logo após minha graduação, estive fora do país aprimorando a língua inglesa. Este foi um momento importante para minha formação pessoal, porém acabei me distanciando um pouco da própria Psicologia. Tenho buscado novos rumos e direções dentro do que escolhi como área de atuação no vasto mundo psicológico e, em tempo mais que oportuno, tive acesso às oportunidades de pós-graduação oferecidas pela PUC Minas. O curso de Avalição e Diagnóstico Psicológico abrange uma área específica que me interessa muito. Retornar ao campo de trabalho tem sido tarefa árdua e aprimorar meus conhecimentos é a ordem do momento. Todos sabem que muito pouco é apresentado sobre testes e avaliações psicológicas no período de formação acadêmica e o aprofundamento e a especialização são ferramentas das quais não podemos abrir mão.

Atualmente atuo na área da Psicologia Social e o tenho feito com bastante afinco, porém essa não é minha área de interesse. Sinto paixão pela avaliação psicológica e acho este um dos mundos mais fantásticos que a Psicologia é capaz de alcançar. Acredito que a capacidade de um diagnóstico pautado em algo mais exato traz à Psicologia maior veracidade e credibilidade, fugindo dos estigmas da simples interpretação daquilo que é complexo, subjetivo e nem um pouco palpável. Nessa área, em contrapartida, temos algo em mão que valida e expande as observações. Trabalhamos com instrumentos inteligentes, coerentes, lógicos e mais racionais. Algo que pode ser explicado. Talvez aí encontra-se minha grande afinidade e proximidade aos testes e a esse campo profissional.

Durante minha formação tive a oportunidade de estagiar em uma clínica do Detran e ter acesso a casos interessantes através da avaliação psicológica com o Teste Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), entre outros testes. Esse foi um período primordial em minha caminhada pela Psicologia, direcionando minha área de interesse até então.

O curso de pós-graduação irá somar conhecimentos novos, aprimorar os já existentes, agregar grandes valores à minha bagagem profissional. Tenho interesse em expandir minhas oportunidades e ofertas no concorrido mercado de trabalho, podendo assim atuar com mais precisão e alcançar o disputado mundo dos Recursos Humanos.

Está ai mais um dos motivos de ingressar num programa de especialização. Somos privilegiados ao trabalhar com o ser humano, a mais incrível das máquinas. De tão incrível, complicada é! Isso é motivação a parte para todos aqueles que se embrenharam por essas bandas. Comigo não poderia ser diferente. Não ousaria fazer ligar essa máquina sem o mínimo de conhecimento possível para mantê-la operando em bom estado de funcionamento. Pequenos cursos complementares já realizados não me propiciaram base suficiente para tal e, por isso, ouso em alçar vôos maiores. Acredito que esta é uma boa hora para a leitura e releitura de alguns “manuais de instruções”. Analogias a parte, vivo a ansiedade para isso.

As minhas palavras aqui foram pautadas na reflexão sobre um simples e latente desejo de voltar às salas de aula e assumir o papel de aprendiz. Não vejo outra fonte melhor de democracia e cidadania que não pelos estudos. Portanto, foi totalmente saboroso dissertar sobre algo que direciona mudanças na vida de todos. Estou certa de que minhas expectativas serão superadas e um novo leque será contemplado, afinal é a junção de uma ótima instituição com uma aspirante a uma carreira profissional de sucesso."

Me pediram pra dizer porque eu quero estudar e saiu isto. Estou empolgada!

5 comentários:

Anna Raquel disse...

Já é Top... Agora vai a mais top !!! :)
Beijoooooo

Anna Raquel disse...

Já é ToP... Agora vai ficar a mais Top!
(Agora sim, escrevi certo... rs)

Beijooooooo :)

Adriany Teixeira de Araújo disse...

Voltar a estudar...?!?!?!
algo que preciso mas não me sobra nem tempo e nem vontade...

eii que legal fico feliz por vc não há nada melhor do que fazermos aquilo que realmente amamos não é???

beijinhos

Felipe disse...

ai ai.. boneca...
rs...
Então.. coincidência ou não há poucos dias atrás peguei o ônibus com um Homem que se apresentou como "ex-funcionário das grandes empresas de bebidas, ambev e kaiser"... e afirmou que SEM A MATEMÁTICA TUDO É NADA.. mais ou menos isso, risos.
Como foi? Ele pediu licença, sentou ao meu lado, me flagrou lendo Victor Hugo e perguntou: "Gosta de ler?" Ante a resposta positiva veio a segunda pergunta: "Do que gosta mais de ler?" Depois de responder diversos autores e livros ele veio com a afirmativa sobre a Matemática.
O que tem com seu post?
Qual a área da psicologia que "se tenta" mensurar?
É a tal que tu está entrando.
Porque "se tenta"? Creio que você viu que até mesmo em Testes Psicológicos que o "não palpável" ainda não é descartado, ou seja, o subjetivo está até mesmo no "objetivo".
Essa é nossa área, infelizmente ou não.
Desejo a ti todo sucesso do mundo. Não sou contra os testes, mas contra as pessoas que utilizam para estigmatizar outras e sei que você não é assim.
És uma boneca...rs..
Parabéns e mais uma vez.. Felicidades!
beijos!

Granma disse...

Flávia,

Gostei do seu texto e me identifiquei com ele. Voltar à universidade é, de fato, um privilégio e não um fardo. Tanto penso assim que fiz algo parecido. Só que não voltei parar fazer pós. Voltei pra outra graduação. E como tenho sido feliz.

Ler é bom demais. Refletir então... melhor ainda.
Quebrar paradigmas, enterrar preconceitos, constatar novas possibilidades, tudo isso é incrivelmesente fantástico.

Parabéns pela decisão de voltar a ser aluna. Sucesso.

Abraços,
Viviane