quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Paz e Espada

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa cheia de questões e dúvidas. Faço sempre mil perguntas e quero entender tudo. Há alguns dias ouvi a Pra. Ana Lúcia no Curso de Intercessão. Lá ela disse uma coisa que amenizou uma das minhas perguntas e quero compartilhar aqui. É algo simples, mas de profunda revelação.

Em Mateus 10:34-35 diz:

“Não penseis que vim trazer paz à terra, não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra.”

Como assim? Espada é divisão e Jesus Cristo não veio trazer isso. E como não veio trazer paz? Mas vemos também na Bíblia dizer em Filipenses 6:17 o seguinte:

“Tomai também o capacete da salvação e espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.”

Aí tudo fica mais claro, muito claro por sinal.

Jesus realmente não veio trazer a paz, do contrário não teria dito que no mundo teríamos aflições, e com extrema bondade nos deixou a melhor palavra de encorajamento: “... tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 13:33).

Cristo veio trazer a Espada que é a Palavra de Deus, simples não? Ele nos trouxe ferramentas e armas de luta, para com elas e através delas buscarmos a Paz. (Se voltarmos em Fl. 6:17 veremos toda a armadura de Deus ali.)

Tudo não está tão claro ainda. Aí me perguntei novamente: E o que diz no versículo seguinte sobre a divisão? Mais uma vez a Bíblia, que é a Palavra de Deus e, portanto, é nossa Espada, trouxe a concordância em minha mente. Em Hebreus 4:12 elucida sobre o que é a Palavra de Deus:

“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

Eis aí o que faltava e a conclusão de toda história: Jesus Cristo veio trazer a Espada, que é a Palavra de Deus, e ela é cortante a ponto de dividir! Tão simples quanto tremendo, não?

Vivamos então à luz da Palavra, nossa Espada!



2 comentários:

Paulo Victor disse...

Bem interessante, Flavinha.
Triste é vermos esse texto servir de base para o fundamentalismo.
Creio, entretanto, que Cristo também veio para trazer espada, no sentido de conflito, a ponto de vermos tantos mártires morrendo pelas "guerras" causadas pela defesa do evangelho. Porém, Cristo trouxe sobretudo o amor. Este deve estar presente em nossas atitudes, nossos olhares, nossas palavras, nossos pensamentos. Essa é a nossa arma, a nossa espada. Aquilo que nos diferencia de todos os demais guerreiros ou exércitos. Lutamos pela causa do amor, da compaixão, da arma, do reflexo da Palavra.
Bj

Adriany Teixeira de Araújo disse...

Oi Vet..
então acho que muitas vezes por causa da faculdade nós queremos encontrar porquês em tudo né? Sou assim também essa semana no canzion tive alguns (e ainda tenho) dilemas mas que com certeza aprenderei a identificar.. auhuahua

amei a cara do blog ta simplesmente lindo viu?

beijinhos e boa semana